Sistema iOS 5 só funciona bem no iPhone 4S e no iPad 2, dizem técnicos

Especialistas e técnicos são unânimes ao afirmar que o iOS 5 só funciona em sua completude nos dispositivos iPhone 4S e iPad 2, que possuem processadores com dois núcleos, mais potentes.

Mas há formas de aprimorar o uso do novo sistema em dispositivos mais antigos, além da opção de não atualizar (veja abaixo).

LEEEEEEENTO

Donos de iPhone e iPad antigos reclamam de lentidão com o iOS 5, novo sistema da Apple
Sistema iOS 5 só funciona bem no iPhone 4S e no iPad 2, dizem técnicos; veja se vale a pena atualizar
Hackers fazem versão antiga do iOS funcionar com recursos oferecidos pelas mais recentes
"Isso acontece há tempos. Por exemplo, o iPhone 3G foi atualizado até o iOS 4.2, mas o melhor sistema para ele é o iOS 3", diz César Ghiotto, técnico da iSolution, loja especializada em aparelhos Apple. "A partir da versão 4, ele já fica lento", completa.

Uma das táticas sugeridas é a atualização via "restore", e não apenas por upgrade simples. "O 'restore' faz uma limpeza do aparelho, restaura padrões de fábrica e tira tudo o que está guardado na memória, por isso diminui a chance de travamentos", diz Bruno Fernandes, técnico da Br4 iPhone, outra loja especializada em Apple.

Foi o que fez a publicitária Flavia Borba, 25, para resolver problemas de seu iPhone 4, que, apesar da pouca idade, já havia começado a dar sinais de caduquice.

"A tela demorava um pouco para reagir ao toque, e alguns aplicativos às vezes fechavam sem motivo", diz.

Marisa Cauduro/Folhapress      

Flavia Borba, 25, publicitária que teve problemas com seu iPhone 4 depois da instalação do iOS 5
Flavia pediu ajuda à operadora contratada, mas, segundo a empresa, o hardware do iPhone estava normal -nenhum problema na tela ou nos botões.

Depois de pesquisar na internet, o diagnóstico: o telefone sofria de rejeição ao iOS 5, versão mais recente do sistema móvel da Apple, projetado para rodar melhor no iPhone 4S. "Ele ainda está meio lerdinho após o restore, mas pelo menos parou de travar", diz. "Nunca mais vou atualizar, dá muito trabalho".

SEM GARANTIA

Mas a tática não funciona para todos. "Fiz o 'restore' em meu iPad 1. Não funcionou nada. Com certeza é parte da conspiração da Apple para me obrigar a comprar o iPad 3", postou o usuário Hans Derycke em um fórum de discussões do site de tecnologia "Ars Technica".

A tradutora Nathália Rio Preto, 27, tem um iPhone 3GS há mais de dois anos. Decidiu restaurar e atualizar o aparelho para consertar falhas causadas pelo jailbreak, mas o resultado não foi animador.

"Ele está mais lento ainda com o iOS 5", afirma. "Estou pensando em fazer o downgrade. Mas ainda não tenho certeza, porque gosto muito do iMessage", completa.

Editoria de Arte/Folhapress      

*
SAIBA COMO RESTAURAR SEU DISPOSITIVO

1. Baixe e instale a última versão do programa iTunes em apple.com/br/itunes.

2. Abra o programa e conecte seu dispositivo (iPhone, iPad ou iPod touch) na entrada USB de seu PC.

3. Selecione o aparelho na aba Dispositivos, no menu que fica à esquerda.

4. Na tela que surgir, clique na aba Sumário e depois clique em Restore.

5. Atenção: o iTunes perguntará se você deseja fazer o backup do seus arquivos. É importante executar o procedimento para que você não perca todos os seus dados (fotos, músicas e aplicativos). Não há como salvar algumas coisas, como senha de Wi-Fi, e-mails e personalizações.

6. Após o backup, basta clicar em Restore. O processo demora alguns minutos. Depois de restaurar o seu dispositivo, o iTunes vai instalar a última versão do iOS disponível.

7. O fim da operação pode demorar minutos ou até algumas horas, dependendo da quantidade de arquivos que você tinha em seu iPad.

*
GLOSSÁRIO

CRASH - Palavra usada para descrever falhas como travamento do sistema ou fechamento inesperado de um aplicativo.

DOWNGRADE - Ato de instalar uma versão anterior de um sistema operacional. A prática não é permitida pela Apple, portanto são necessários conhecimentos de informática para "driblar", com ajuda de programas, os servidores da empresa.

JAILBREAK - Ato de habilitar a instalação de programas não oficiais e desbloquear algumas funções no aparelho. É diferente do Unlock, o desbloqueio do iPhone para operadora

RESTORE - Restauração do dispositivo, reiniciando as configurações para o padrão de fábrica. Fotos, vídeos e aplicativos podem ser reinstalados via backup, mas o aparelho se "esquece" de senhas gravadas, sites visitados e papéis de parede.

UPGRADE - Apenas atualiza o sistema operacional, sem restaurar o dispositivo. É mais rápido e menos trabalhoso, mas mais propenso a falhas


FONTE:      www.folha.com.br

Nenhum comentário: